Futebol de Pernambuco é aqui! Fique ligado e saiba o que está Acontecendo com o seu time

Futebol de Pernambuco é aqui! Fique ligado e saiba o que está  Acontecendo com o seu time

domingo, 6 de maio de 2012

Ex-ídolos do Santa relembram último bicampeonato pernambucano


Tanto Athayde como Sérgio China destacam semelhança daquele grupo que levou a melhor contra o Sport como 'a família Zé Teodoro' de hoje

Clique no link acima e confira:
Em 1987, com um empate em 1 a 1 na Ilha do Retiro, o Santa Cruz conquistava seu último bicampeonato estadual. Duas décadas e meia depois, o Tricolor tem a oportunidade de repetir o feito, já que a última partida da decisão do Campeonato Pernambucano deste ano será na casa do Leão. Naquele ano, vários ídolos vestiam a camisa coral e o time base do Mais Querido era formado por: Birigui, Orlando, Lula, Ivan e Lotti (Ragner); Zé do Carmo, Athayde e Sergio China; Edson, Dadinho e Gilson Gênio.
Dessa equipe, dois personagens ainda continuam trabalhando no futebol de Pernambuco. O ex-volante Athayde Macedo segue defendendo as cores corais, agora como gerente de futebol. Já ex-meia Sérgio China, hoje é técnico das divisões de base do Náutico. Para Athayde, que havia sido contratado junto ao Vitória, aquele time tinha algumas semelhanças com o atual, principalmente na união do grupo.
- O Sport tinha montado uma seleção naquele ano, com jogadores como Leão, Éder e Ademir Lobo. Mas, nosso time era uma família, assim como é hoje. Também tínhamos jogadores muito bons, como o Zé do Carmo, que já era ídolo, o Sérgio China, que tinha subido recentemente das divisões de base como o Natan agora, além do Dadinho, o nosso matador. A bola caia no pé dele e era gol, do mesmo jeito que é o Dênis Marques.
O ex-volante relembrou a partida final, na Ilha do Retiro, quando foi expulso logo no começo do jogo. Athayde também destaca que de lá para cá muita coisa mudou no Santa Cruz. O time estava na Primeira Divisão e fazia frente aos principais clubes do Brasil.
- Foi uma competição muito difícil e me recordo que a final foi uma verdadeira guerra. Troquei empurrões com o Ademir Lobo, logo no início do jogo, e o árbitro nos expulsou. No final, o Birigui fechou o gol, arrancamos um empate e nos sagramos bicampeões. Naquele ano, as coisas eram bem diferentes. O Santa Cruz era o time que tinha mais estrutura aqui em Pernambuco e era um clube de Primeira Divisão. Quando voltei como diretor, no ano passado, estávamos na Série D, fruto de várias más administrações. Estamos lutando para devolver o Santa Cruz ao lugar dele no futebol brasileiro e já demos o primeiro passo, com o retorno à Série C.
Sérgio China também foi peça fundamental no título de 87. O então prata da casa coral relembra que despontou para o futebol naquele ano, quando também marcou o último gol sofrido na carreira do goleiro Leão, ex-Seleção Brasileira e hoje treinador do São Paulo.
- Consegui me firmar no time titular do Santa Cruz naquele Campeonato Pernambucano. Foi um ano muito especial para mim, porque pude jogar com grandes jogadores do futebol brasileiro. Inclusive, marquei o último gol que o Leão sofreu na carreira, porque logo depois ele assumiu como treinador do Sport. Nós tínhamos uma equipe muito coesa e isso foi determinante para aquele bicampeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário